Criar um Site Grátis Fantástico
AÇÃO PASSADA
AÇÃO PASSADA

AÇÃO  PASSADA  PARA A LIBERAÇÃO PRESENTE

 

Que rápido esquecemos as grandes liberações que Deus fez em nossas vidas. Que facilmente damos por descontado os milagres que Ele fez em nosso passado. Sem embargo, a Escritura nos diz uma e outra vez, “Lembre-se  tuas liberações”.

 

Nos parecemos tanto aos discípulos. Eles  não entenderam os milagres de Cristo, quando Ele alimentou os milhares  de maneira sobrenatural, somente com poucos pães e peixes. Jesus fez este milagre duas vezes, alimentando 5 mil pessoas uma vez, e a uma multidão de 4 mil a outra. Mas, só  uns dias depois, os  discípulos haviam deixado cair estes eventos de sua memória.

 

Sucedeu quando Jesus lhes advertiu acerca da levadura dos fariseus. Os discípulos pensaram  que Ele havia dito isto porque eles tinham esquecido  de trazer pão para sua viajem. (Mateus 16:9 – 10)

 

Segundo Marcos, Cristo se entristeceu ao ver quão rapidamente os discípulos haviam esquecido suas incríveis obras.  (Marcos 8:17 – 19)

 

Que nos dizem estas passagens? É claro eu nenhum dos discípulos se deteve a considerar o que estava sucedendo enquanto essas alimentações milagrosas tomaram lugar. Imagine estes homens  caminhando entre o gentio carregando  cestas, repartindo pães e peixes que se multiplicavam  milagrosamente ante seus olhos.

 

Os discípulos o viram, mas não entenderam. Sem lugar a duvidas o significado dos milagres não se registrou neles. E agora, só um curto tempo depois, estavam cheios de duvidas e perguntas acerca de “não ter pão”. Jesus  teve que mostrar-lhes: “Quão rapidamente esqueceram  os milagres que Deus operou  para vocês.

Vocês não entenderam sua liberação.

 

Também me pergunto: Porque esses gentios que foram alimentados tão milagrosamente, não se levantaram e adoraram a Jesus? Porque não louvaram a  Deus com vocês em alto e braços estendidos? Evidentemente, eles também não entenderam  seu milagre. E foi pela mesma razão  que você e eu esquecemos rapidamente os milagres de Deus em nossas vidas. As liberações de ontem, são esquecidas rapidamente em meio das crises de hoje.

 

A dificuldade do homem é uma grande oportunidade para lembrar e esperar o favor de Deus (Marcos 6:34 – 44)

 

1.   Não avaliar as limitações humanas, mas sim as possibilidades divinas. Vr. 35

2.   Não usar soluções humanas, mas propostas  divinas. Vr. 36

3.   Não olhar os recursos humanos, mas as provisões divinas. Vr. 37

 

Desde Gênesis ate Apocalipse, a Palavra de Deus literalmente nos grita. Lembre!Lembre!

 

Através de ambos Testamentos, lemos: “Lembre  a mão poderosa do Senhor, para fazer milagres ao teu favor. Lembre de todas tuas liberações passadas”. Considera a exortação de Moises a Israel depois do milagre do Mar Vermelho. (Êxodo 13:3, 14, 16). “E Moises disse ao povo”:

 

Tem memória deste dia...

 

Te será, pois, como sinal sobre tua mão, e por um memorial diante dos teus olhos, porquanto  Senhor nos tirou do Egito...

 

Os fariseus interpretaram este ultimo versículo ate o extremo. Eles fizeram filacterias, ou pequenas caixas que contiam leis  escritas, as quais eles amarravam de seus braços e frentes.Mas o que Moises estava descrevendo aqui era uma metáfora, um ministério espiritual. Foi um mandato a todo israelita devi selar em suas mentes todas as temíveis liberações que haviam visto.

 

O Senhor lhes estava dizendo, em essência: tenham uma consciência histórica.

 

“Guardem  estas memórias, e mantenham a mão. Sempre refresquem em suas mentes. Cada vez que enfrentem uma crise, cada vez que enfrentem um gigante, cada vez que um feroz inimigo se achegar, devem lembrar todos os milagres que lhes provi. Não esqueçam as liberações que experimentaram. Mentenham um diário mental delas, e lembrem cada detalhe. Logo se assegurem  de conta-las a seus filhos. Sigam falando acerca de seus milagres, de geração a geração. Aumentará sua fé, e a fé de cada geração que segue.

 

Ninguém viu maiores milagres de liberação  que a geração de Moises

 

Quão grandes liberações experimentou Israel! Contudo, não entenderam nenhuma delas. De fato, rápido as esqueceram todas. Como sabemos isto? Esta escrito: (Salmos 106:7). Como foi que Israel  provocou a Deus no Mar Vermelho? Só 3 dias depois de sua liberação milagrosa, eles acusaram a Deus de leva-los ao deserto para que morressem de sede.

 

A mesma coisa que Moises havia advertido a Israel, o povo terminou fazendo. (Deute. 4:9)

 

Vejo o que mesmo esta sucedendo hoje na igreja de Jesus Cristo. Somos mandados pela Palavra de Deus a “vestir nossas liberações”. Devemos vesti-la cada manhã, como colocamos nossa roupa. E devemos mantê-la a mão, para sempre tê-la ante nossos olhos. Mas, te pergunto, quantas liberações milagrosas passadas estas mostrando agora? Quão vividamente mantém  em tua mente os milagres de Deus para ti? Estão tão a mão que podes te levantar agora mesmo e testificar de cada detalhe glorioso?

 

Assim que, Porque é tão importante este mandato  de lembrar?

 

1.   Devemos recordar nossas liberações passadas para aumentar nossa fé para as lutas presentes.

 

É para nosso próprio beneficio que Deus nos diz que recordemos seu acionar anterior.  As memórias de nossas liberações passadas ajudam a aumentar nossa fé, para o que estamos enfrentando agora mesmo. Não é para viver das glorias do passado, mas sim para avivar a fé no presente. Não olhar as cinzas, sim o fogo.

 

Estas enfrentando uma crise? Tem um problema gigante ameaçante em casa, no trabalho, em tua família? A única maneira de enfrentar a um gigante é fazer o que fez Davi: lembre o leão  e o urso. Assim foi como Davi pode se levantar contra Golias sem temor: lembrando a fidelidade de Deus nas crises passadas. Me permita explicar:

 

Quando Davi se ofereceu para lutar contra Golias. (1 Samuel 17:33 – 36).

 

Muito provável, Davi testificou a Saul, “Eu lembro do tamanho do urso que se chegou a mim. Envolvi cada uma das minhas mãos em um pano, coloquei em sua boca, e fiz pedaços   de sua mandíbula. Então tomei o corpo do urso e tirei a pele. Dei o abrigo  de sua pele a meu pai, como testemunho do poder de Deus para me livrar.

 

Davi conhecia o  perigo  que enfrentava contra Golias agora. Ele não era um novato, um menino ingênuo cheio de valentia e buscando uma luta. Não, Davi  simplesmente estava lembrando sua liberações passadas. E agora ele olhava a seu inimigo diretamente na cara e declarou, “Senhor, que me livrou das garras do leão e das garras do urso, ele também me livrará da mão deste filisteu “ (17:37)

 

Multidões do povo de Deus hoje enfrentam gigantes em todos os lados. Mas muitos se acovardam em temor. Só tens que lembrar o leão e o urso que derrotastes ontem. Tens que se lembrar da incrível fidelidade de Deus, e todas as vitórias passadas que Ele te deu. Não podes enfrentar a um gigante ate que tenhas entendido a majestade e gloria de Deus na tua vida. Para fazer isso, te animo a voltar ao principio, quando primeiro começastes com o Senhor.

 

Me permita te oferecer uma maneira  que possas converter teu gigante em uma formiga.

 

Certamente, este foi o mesmo plano que Deus usou  para tirar a Jô de sua pena. O Senhor fez com que esse homem sofrido voltasse seus olhos a fundação da terra, e lhe perguntou: “A que esta atada a terra, Jó? O que a mantem no espaço? “ Deus foi mais longe perguntando, Quem fechou  o mar em seus limites? Quem disse ao poderoso oceano, venha ate este ponto, só ate ai? Quem evita que as ondas invadam a terra? Porque não estas te afogando com as águas crescidas, Jô? E onde esta a fonte  de onde flui o mar?

 

Como se separa a luz da escuridão? Como é dividido  e espalhado o vento? Como nasce a chuva? Pode  o homem produzir relâmpagos, trovões e nuvens? Que você pensa que colocou todas estas forças em seu lugar, Jô? Quem  colocou o selvagem e o manso na natureza dos animais?

 

Deus literalmente levou a Jô através de um curso de poder revelando sua criação passada. Através de tudo, a Jô se estava dizendo, “você esqueceu quem sou”. Me acusas de negligência. Duvidas da minha preocupação por ti e meu poder  para te livrar. Mas eu te mostrei quanto me preocupo por minha vasta criação (Jô 38:4 – 11, 19, 31 – 33, 39 – 41).

 

O Senhor seguiu, até que finalmente Jó esteve angustiado. Agora Jó viu seus problemas  e disse: eu sei que tudo podes (Jó 42:2 – 6)

 

2.   Devemos lembrar nossas liberações passadas como armas contra todo temor.

 

O temor não pode dominar o coração de alguém cujos olhos  estão cheios de uma visão da grandeza e majestade de Deus.

 

Neemias  entendeu bem este principio. Qual era a resposta aos seus temores? Como podiam continuar adiante e não se render? Neemias trouxe a sua memória quão grande e temível  era seu Deus. “Depois olhei , me levantei e disse aos nobre, aos oficiais, e ao resto do povo: - Não temais diante deles; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e peleja” (Neemias 4:14).

 

Sentes temor em tua situação? Teu problema tem te angustiado, abalando tua confiança no Senhor?Se é assim, lembre quão grande e temível é o teu Deus. Esta foi a maneira exata como Moises tratou com o temor em sua congregação. (Deut. 7:17 – 18, 21)

 

Moises estava dizendo: “vocês vão enfrentar muitos inimigos grandes que são mais poderosos que vocês. Se perguntarão como poderão obter a vitória  contra tais desvantagens. Mas tudo o que têm que fazer é lembrar quão grande e poderoso é teu Deus, Lembrem o que ele fez com seus inimigos no passado, e quão fiel ele foi para te livrar.”

 

Temos que nos lembrar quão grande Deus é para liberar a todos os que confiaram nele e reclamar esse poder majestoso para nossas provas presentes.

 

Moises animou a Israel, ao lembrar-lhes  tudo o que Deus fez por eles; e que deveriam se apropriar do seu poder (Deut. 10:21 – 22)

 

As ultimas palavras de Moises ao povo antes de morrer, foram: Esforçai-vos e tenham ânimo : não temais, nem tenhais medo deles, porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo: não te deixará,nem te desamparará (Deut. 31:6)

 

Davi perguntou: e quem como teu povo, como Israel, nação singular na terra? Porque  foi  Deus para resgata-lo por povo seu, e para por nome, e para fazer grandezas ao teu favor, e obras terríveis a tua terra, por amor do teu povo que resgataste para ti do Egito....(2 Samuel 7:23)

 

Deus nos declara: “Porque eu, Senhor, não mudo”; (Malaquias 3:6). E hoje Ele continua buscando mostrar sua grandeza a todo aquele que crê e se apropria do seu poder. Os olhos do Senhor contemplam a terra, para mostrar seu poder a favor dos que têm coração perfeito para com Ele (2 Crônicas 16:9).

 

ORIGEM MINIST. APOSTOLICO CIDAD




ONLINE
1





Total de visitas: 1592